Site Loader
Eu, igual várias mulheres que sofrem com TPM, adoro me entupir de chocolate e comidas gordurosas nessa época do mês. É quase um ritual.
A minha TPM é do tipo que sempre vem acompanhada de tristeza, desânimo, inchaço, mal estar, mudança de humor e choro fácil, rs. E o chocolate sempre foi um “porto seguro” para os dias em que estou me sentindo um cocozinho. Eu sei que não é uma relação 100% saudável, mas calma, a gente evolui é aos poucos mesmo.
Há um tempinho, porém, eu decidi que preciso me conhecer melhor e comecei a prestar mais atenção no meu próprio corpo e, nesse último mês, além de ter sofrido (estar sofrendo) muito com TPM e o desejo crescente por chocolate, notei que os dias que comi muito chocolate tive mais dificuldade para dormir, estava mais agitada e acordei cansada e me sentindo mal.
Num derradeiro ato de coragem, haha olha o drama, decidi procurar no Google formas para me sentir melhor durante esse período.
Encontrei o de sempre: fazer exercícios físicos, dormir bem, ter um momento para relaxar, fazer coisas que me fazem bem etc. Mas tive também uma surpresa muito doida: comer chocolate nesse período não é uma ideia muito boa.
O QUEEEEEE?
Quero dizer, o chocolate traz a sensação de prazer e alívio -momentâneo- que a gente tanto busca. Ele é um estimulante que auxilia na produção de serotonina (um dos ~hormônios da felicidade~) e alivia o mau humor.
Maaaaassss, ele também tem contra-indicações: além de ser uma bomba de açúcar e gordura saturada, o excesso dessas substâncias pode agravar os sintomas da TPM, como a irritabilidade e a ~depressão~.
Daí então, eu fui pesquisar o que é legal comer nessa época tão delicada para nós e (in)felizmente, rs, encontrei muita coisa saudável.
As principais dicas que anotei foram: comer alimentos ricos em vitamina B6, cálcio, além de comidinhas calmantes e diuréticas. 
Para ajudar (a mim e a você), fiz uma rápida busca na “interwebs” para ver quais seriam os alimentos indicados, então.
Vou compartilhar a listinha que fiz, mas oh, lembre-se que eu anotei apenas as iguarias que eu gosto, com certeza existe um mundo de outras opções e se você quiser compartilhar comigo, eu vou amar)
– ALIMENTOS VITAMINA B6
salmão
batata
abacate
frango
ameixa seca
alho
avelã
atum
ervilha
nozes
melancia
milho
– ALIMENTOS CÁLCIO
castanha-do-pará
iogurte desnatado light
iogurte integral
iogurte de soja
queijo cottage
sorvete de creme
folhas de mostarda cozidas
ameixas sexas
brócolis cozido
lentilha
ovo cozido
açaí
figo seco
laranja
muçarela
– ALIMENTOS CALMANTES
maracujá
chá de camomila
alface
abacate
frutas cítricas (morango, laranja, kiwi, limão)
nozes
amêndoas
castanha-do-pará
lentilha
ervilha
cenoura
– ALIMENTOS DIURÉTICOS
melancia
tomate
pepino
cenoura
berinjela
uvas
pimentão
cebola e alho
maçã
laranja
maracujá
melão
abacaxi
morango
kiwi
limão
*Lembrando que eu não sou nutricionista, sou uma mera publicitária que deseja começar a se alimentar melhor mesmo quando todas as celulas do meu corpo gritam em uníssono: CHOCOLATEEEEE
Resumindo, acredito que o doce não se tornou um vilão maior do que aquele que os nutricionistas sempre nos alertaram. E comer chocolate esporadicamente, salvo quando vc tem outros problemas de saúde, não é um problema, mas dá para cuidar muito melhor do nosso corpinho.
E você, o que acha?

Photo by Markus Spiske

Lorena Buiatti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *